Cidadania italiana via comune: o que não pode faltar na mala?

 

Saber o que levar e o que não levar na mala para uma viagem internacional é uma das principais dúvidas dos viajantes, principalmente aqueles de “primeira viagem”. E se você está planejando sua viagem para conquistar sua cidadania italiana, precisa saber o que levar na mala para a Itália para não passar perrengue!

 

Listamos neste post alguns itens básicos que precisam viajar com você para a Itália, em relação ao processo de cidadania italiana e sua estadia no país também. Boa leitura!

 

O que levar na mala para a Itália?

Transitar de um aeroporto para outro exige o cumprimento de algumas regras que dizem o que pode ou não levar na mala. E não só isso! Saber montar uma bagagem inteligente, com itens absolutamente úteis, ajuda a reduzir o peso das malas e o preço a pagar para o transporte delas.

 

Quando o motivo da viagem é realizar o processo administrativo para a cidadania italiana direto no comune, então, o checklist do que não esquecer precisa ser seguido direitinho para que a viagem não seja feita em vão.

 

A partir de agora vamos listar algumas dicas do que levar na mala para a Itália, começando com o principal!

 

 

3 itens essenciais para o processo de cidadania italiana na Itália

Antes de pensar em preencher sua bagagem com roupas, eletrônicos e outros itens, foque no seu objetivo e comece conferindo os itens essenciais para dar entrada no seu processo de cidadania na Itália. Veja só:

 

1. Documentos para a cidadania italiana

Pode parecer óbvio, mas documentação incompleta ou incorreta é um dos erros comuns no processo de cidadania italiana via comune.

 

Antes de viajar, garanta que toda a documentação para o processo administrativo presencial esteja correta:

 

  • Todas as certidões devem ser de inteiro teor
  • Em caso de erros, as certidões precisarão de retificação
  • Os documentos brasileiros precisam ter tradução juramentada
  • Não esqueça de apostilar tudo

 

Não deixe para resolver qualquer problema na Itália. Lembre-se que você terá pouco tempo no país para fazer todo o processo no comune.

 

Para garantir que tudo estará correto com a sua documentação, crie um checklist e vá dando ok até completar a lista. Dá o play no vídeo abaixo e confira os 7 passos para juntar os documentos necessários para obter a cidadania italiana:

 

 

2. Comprovante de residência na Itália

Para realizar o processo administrativo para reconhecimento da cidadania italiana presencialmente, é imprescindível fixar residência legal na Itália durante toda a duração do processo.

 

Este é mais um detalhe importante que você não pode deixar para resolver em cima da hora, nem quando chegar na Itália. O tempo é curto e a burocracia é grande, portanto, providencie seu local de residência antes de sair de casa.

 

Lembre-se: reservas em hotéis não são válidas como comprovante de residência. Você precisa ficar na casa de outra pessoa residente na Itália ou alugar uma residência por lá.

 

O mesmo documento que servirá como comprovante de residência será usado para entrar na Itália. Para quem ficará na casa de alguém conhecido, apresenta-se a Dichiarazione di Ospitalità, preenchida pelo próprio anfitrião.

 

Se a ideia é alugar um imóvel para morar durante o processo de cidadania italiana, isso precisa ser comprovado para que a imigração saiba onde você ficará.

 

Com os mesmos documentos é possível informar sobre o motivo da sua estadia no país e oficializar residência fixa na polícia local, a Questura.

 

 

3. Documentos pessoais

O documento de identificação de um viajante em outro país é o seu passaporte, no caso, o passaporte do país de origem.

 

Até o fim da sua permanência na Itália você deve sempre ter seu passaporte em mãos, mesmo que vá transitar apenas dentro da Itália ou entre países do Espaço Schengen.

 

A partir do reconhecimento da cidadania italiana é possível, então, emitir os documentos italianos como o passaporte,  carta d’identità e codice fiscale. Se você deseja permanecer na Itália após o seu processo, não deixe de conferir os 6 principais documentos para morar na Itália com cidadania italiana.

 

Montando sua mala para viajar à Itália

O processo de cidadania italiana no comune costuma levar de cinco a seis meses, em média, dependendo do comune. Por isso, ao fixar residência na Itália, prepare-se para mudar parte de sua vida para a Europa.

 

Roupas para diferentes estações do ano

A época do ano da sua viagem também vai impactar na sua bagagem.

 

Podendo variar a temperatura de região para região, as estações na Europa são bastante definidas, com alguns extremos motivados pelas mudanças climáticas. Por isso, atenção na hora de separar as roupas para a viagem!

 

O inverno na Europa costuma ser mais severo do que no sul devido a presença de neve. Do mesmo modo, as temperaturas no verão tem aumentado bastante devido às mudanças climáticas, então, espere termômetros batendo em uma média de 35ºC no verão.

 

É claro que tudo isso vai depender da região e das características do local de sua residência na Itália. Antes de fazer a mala, pesquise o clima da cidade, se costuma chover muito na época de sua morada por lá e, não menos importante, quais atividades e atrações turísticas você poderá aproveitar enquanto ocorre seu processo administrativo.

 

Mas cuidado! Faça uma boa seleção de roupas e calçados, que sejam fáceis de combinar entre si, para não pagar a mais pela bagagem. No site das linhas aéreas é informado tanto a dimensão quanto o peso máximo das malas para voos internacionais, assim como uma lista do que pode ou não pode levar.

 

Trabalhando remotamente da Itália

Se o seu trabalho permite trabalhar remotamente, preveja espaço na bagagem para seus equipamentos.

 

Eletrônicos como os laptops, tablets, câmera fotográfica, entre outros com baterias recarregáveis são permitidos nos aviões, mas é preciso verificar com a companhia aérea se há restrições. Este tipo de equipamento costuma ir na cabine, na bagagem de mão, mas dependendo do aparelho precisam ir na mala despachada.

 

Falando nisso, você sabe o que pode e o que não pode levar na mala, na cabine ou no porão do avião?

 

 

Regras gerais sobre bagagens em voos internacionais

Muitas pessoas conseguem ser bastante criativas e carregar nas chamadas bagagens de bordo tudo o que precisam para passar um tempo longe de casa.

 

As bagagens de bordo, ou malas de mão, são aquelas menores, com peso total de até 10kg, que são permitidas no bagageiro da cabine do avião. Além da bagagem de bordo, é permitido levar uma bolsa ou mochila com pertences pessoais essenciais para as horas de voo.

 

Além de ter o peso de até 10kg, a ANAC estabelece as medidas de 55cm x 35cm x 25cm, baseadas em normas internacionais de transporte aéreo, para voos nacionais. Para os internacionais, essas medidas podem variar, mas a regra costuma ser a seguinte: a soma das três medidas da mala não podem ultrapassar 115cm.

 

As bagagens maiores devem ser despachadas. Elas são mais pesadas e costumam apresentar taxas, dependendo do tipo de passagem. É nas malas despachadas que vão o maior volume de itens, por isso, é interessante selecionar bem o que levar para não precisar de uma mala extra.

 

No site da Agência Nacional de Aviação Civil, a ANAC, há uma lista completa de itens permitidos e não permitidos, de acordo com o tipo de bagagem.

 

Ainda sente insegurança em realizar o processo administrativo na Itália? Recomendamos o nosso post especial com os 5 passos para tirar a cidadania italiana via comune sozinho.

 

Se você prefere contar com uma assessoria para esse procedimento, nós podemos ajudar você! Entre em contato conosco para entender como acessar seus direitos judicialmente, sem precisar se deslocar até a Itália, nem enfrentar filas intermináveis no consulado.

 

Compartilhe esse post com quem precisa saber! E se você gostou desse conteúdo, continue acompanhando o blog, inscreva-se em nosso canal no Youtube e siga-me nas redes sociais para mais informação e conteúdos.

 

Conheça o meu canal no  

Me siga no  e no  

 

Daiane Marangoni

 

Daiane Marangoni é advogada ítalo-brasileira.

Atua em processos judiciais de cidadania italiana em Roma desde 2012.