Se tem algo que podemos afirmar sobre os italianos é que eles dominam muito bem a arte do “dolce far niente” (fazer nada). Mas existe um feriado, em especial, que prova como os italianos levam seu descanso e lazer muito a sério: Ferragosto!
Similar ao nosso fim de ano brasileiro, o Ferragosto é um feriado importante e bastante esperado pelos italianos. Já ouviu falar dessa data? Então, entenda neste artigo a origem e toda a tradição do Ferragosto.
Afinal, o que é Ferragosto?
Ferragosto é um feriado comemorado por toda Itália, no dia 15 de agosto. A data coincide com o mês de férias e do alto verão no país, por isso, é sinônimo de lazer e diversão.
Italianos de todas as regiões aproveitam para viajar, principalmente para as praias, que costumam lotar nessa época do ano. Para se ter uma ideia, o clima de férias de Ferragosto é similar ao das festas de fim de ano no Brasil.
Qual a origem do Ferragosto?
Muita gente não sabe, mas Ferragosto é um feriado milenar. Sua origem é a Feriae Augusti, criada pelo imperador Augusto dois mil anos atrás. A “Festa de Augusto” acontecia no primeiro dia de Agosto, para o descanso dos trabalhadores após o trabalho na agricultura.
O feriado de Ferragosto foi vinculado com outras celebrações que ocorriam em agosto para um tempo de descanso mais longo. Muitas das celebrações de agosto na Roma Antiga eram dedicadas aos deuses de seu panteão, como o deus Conso e a deusa Diana.
Mais tarde, esse mês de festivais que se tornou costume durante a Renascença e obrigatório nos Estados Papais. A Igreja Católica uniu o feriado de Ferragosto e a Assunção de Maria para o dia 15 de agosto, data que se mantém até hoje.
Como surgiu a tradição de viajar pela Itália no Ferragosto?
Aproveitar o Ferragosto para viajar é uma tradição bastante recente. Aliás, esse costume começou em um momento difícil na Itália: durante o regime fascista, em meados da década de 1920.
Na época, foi organizada uma série de viagens por preços promocionais para a população. As viagens mais baratas oportunizaram às classes mais pobres viajar para outras cidades. Famílias inteiras viajavam de trem e faziam piquenique no litoral e nas montanhas.
Apesar do contexto histórico, a tradição continua até hoje. Amigos e famílias viajam para curtir o feriado, trocando grandes cidades pelo contato com a natureza e festas dia e noite.
Como aproveitar e celebrar Ferragosto?
Viajar é a principal forma de aproveitar o Ferragosto, principalmente para cidades de praia, bastante concorridas entre italianos e turistas estrangeiros.
E não há jeito: as férias de verão tem parada obrigatória em destinos litorâneos para aguentar o calor de agosto. O truque aqui é procurar por cidades mais ao sul da Itália, menos badaladas. Contamos algumas dicas em nosso artigo sobre lugares incríveis para conhecer no verão italiano.
Aliás, nem só de praia vivem os turistas no verão! O norte da Itália também é um destino escolhido em agosto. Quem prefere a calmaria das montanhas, lagos e bosques segue a viagem no contrafluxo das praias.
Além dos passeios e viagens, é muito comum realizar churrascos e piqueniques no feriadão. A gastronomia também é muito apreciada neste feriado: biscoitos Mezz’Agosto e Margheritine di Stresa, além de pombo assado são alguns exemplos.
Atenção: nem tudo abre no feriado de Ferragosto
Não podemos esquecer que Ferragosto, em sua origem, é um dia de descanso. As empresas e alguns serviços não tem expediente, assim como alguns comércios. Isso pode durar apenas no dia 15 de agosto, uma semana ou até o mês todo!
Em cidades turísticas o comércio não costuma fechar e é possível encontrar restaurantes abertos. Porém, não é regra e cada um decide se abre ou não. Afinal, é um dia sagrado de descanso para os italianos, mas também de muito lucro com o turismo.
O ideal mesmo é pedir informações sobre a abertura de comércios das cidades que se pretende visitar.
**
E então? Gostou de saber mais sobre o Ferragosto? Aqui no blog temos diversos conteúdos para quem deseja viajar ou viver na Itália e quer saber tudo antes de fazer as malas.
Compartilhe esse post com quem precisa saber! E se você gostou desse conteúdo, continue acompanhando o blog, inscreva-se em nosso canal no Youtube e siga-me nas redes sociais para mais informação e conteúdos.
Conheça o meu canal no
Daiane Marangoni é advogada ítalo-brasileira.
Atua em processos judiciais de cidadania italiana em Roma desde 2012.
Posts Recentes