5 destinos para aproveitar o verão italiano

 

Há quem prefira a primavera ou o outono para viajar pela Europa, para não ter surpresas em relação a temperaturas muito extremas. No entanto, o calor também pode ser um convite e tanto para conhecer novos destinos, e o verão na Itália se destaca entre os mais belos entre eles.

 

Se você quer aproveitar ao máximo o verão italiano, precisa conhecer nossas dicas de cinco lugares incríveis para conhecer. Confira!

 

Como é o verão na Itália?

As estações do ano na Itália, e em países vizinhos, são conhecidas por seus extremos em relação à temperatura. Ainda que a primavera seja um meio-termo, o frio só vai embora mesmo em junho, no início do verão europeu.

 

Durante o verão na Itália, os termômetros ficam, em média, entre 25 e 35ºC. Porém, é bom ter em mente que isso tem mudado ano após ano.

 

Em algumas regiões, as temperaturas têm batido algo próximo dos 40ºC. Apesar do clima temperado, os eventos climáticos estão cada vez mais imprevisíveis, com altas nas secas ou tempestades em períodos anormais.

 

Mesmo assim, a Itália continua sendo um destino maravilhoso para conhecer no verão do hemisfério norte, afinal, suas paisagens ficam ainda mais estonteantes sob o sol.

 

A geografia do país facilita a vida dos italianos, que procuram as praias e ilhas para fugir do calor. Os turistas, é claro, não ficam para trás. Os roteiros turísticos mais conhecidos costumam incluir a costa da Itália como parada obrigatória para aproveitar o verão europeu em grande estilo.

 

Em resumo, apesar da variação de temperatura e das características do clima ano após ano, há algumas informações que podemos ter como base para planejar o roteiro de viagem:

 

  • Verão no hemisfério norte: de 21 de junho a 23 de setembro;
  • Dias mais longos, com nascer do sol entre 5h30 e 6h da manhã; e pôr do sol entre 20h e 21h;
  • Temperatura entre 25ºC e 35ºC, podendo bater ou ultrapassar os 40ºC em algumas regiões.

 

Vale lembrar que estas informações podem variar de acordo com a região da Itália, altitude, entre outros fatores. A dica aqui é sempre pesquisar a temperatura para a cidade de destino e preparar a mala de acordo com a previsão do tempo.

 

Como arrumar a mala para o verão italiano?

Falando em arrumar a mala, você deve estar se perguntando como deve se vestir para o verão italiano. Bem, não há nada de muito diferente de qualquer outro lugar do mundo onde as temperaturas estejam altas.

 

O que vai determinar o que precisa ir na mala é o tipo de lazer e atividades que você fará durante a viagem. Roupas leves e confortáveis, roupas de banho, algum casaco fino e calça, em caso de algum imprevisto — não precisa muito mais que isso.

 

Ah! Tome cuidado com os sapatos. Eles devem ser igualmente confortáveis e frescos, de preferência já laceados e adaptados ao formato do seu pé. Afinal, ninguém suportaria andar pelas ruazinhas italianas de pé suado e machucado, não é?

 

Lembre-se também de incluir peças de vestuário adequadas ao trajeto que você fará, bem como as atividades previstas no roteiro, como trilhas e passeios em pequenas cidades.

 

Fora isso, protetor solar, hidratante e outros itens que possam ajudar a curtir o verão italiano sem passar sufoco com o calor.

 

Onde passar o verão na Itália?

Decidir os melhores lugares na Itália para conhecer no verão parece até impossível. Por isso, listamos cinco destinos que com certeza renderão um bom descanso, belas fotos e uma experiência incrível de férias. Olha só!

 

1. Sicília

Não tem como falar em verão e não falar da ensolarada Sicília. A maior ilha da Itália é um dos destinos mais incríveis que pode estar em seu roteiro —  e isso quem diz são os acolhedores sicilianos, orgulhosos de sua terra.

 

Aqui é importante deixar claro que o verão siciliano é um dos mais quentes e secos. Apesar disso, é uma localidade que vive verdadeiramente a estação em suas atrações turísticas, mercados de rua e praias.

 

Para fugir um pouco do calor extremo, marque sua viagem para o início ou o fim do verão. Assim, além de garantir temperaturas mais amenas no fim da primavera e no início do outono, dá para curtir melhor fora do período de férias dos italianos.

 

Falando em calor, que tal visitar o maior vulcão ativo da Europa? Brincadeiras à parte, o vulcão Etna fica no leste da Sicília e é possível visitar suas crateras subindo ao longo de 2.900 de seus 3.320m de altitude.

 

A Sicília é conhecida por ter um ritmo de vida mais calmo e quem a visita pode aproveitar disso para descansar de verdade. Suas praias e paisagens rurais são o cenário perfeito para isso!

 

Não deixe de conhecer praias como Isola Bella, San Lorenzo, San Vito Lo Capo e Scopello.

 

A arquitetura e a gastronomia não ficam para trás. A ilha já foi território de diversos povos, como os gregos, fenícios, romanos e espanhóis. O resultado é uma riqueza cultural, percebida na comida, nas edificações e nos costumes.

 

2. Puglia

Ainda no sul da Itália, precisamente no “salto da bota”, está a região da Puglia e suas belas praias e cidadezinhas históricas.

 

Banhada pelos mares Adriático e Jônico, a região é um dos destinos mais acessíveis quando o assunto é turismo, se comparado com Capri e Positano, por exemplo.

 

Isso porque a Puglia é uma região muito mais barata, como falamos no post sobre custo de vida na Itália. No entanto, suas riquezas culturais e naturais não deixam a desejar.

 

Aliás, ainda levando em consideração o preço mais em conta, cabe mais fácil no bolso conhecer uma infinidade de restaurantes, os famosos vinhos e azeites da região e transitar entre diversas cidades em um mesmo roteiro.

 

As paisagens da Puglia contam com fortalezas, castelos, catedrais e cenários medievais. Mas, falando das edificações, as mais belas e famosas são as de Valle D’Itria, com suas paredes brancas de cal e seus telhados em formato de cone.

 

3. Positano

Subindo o mapa da Itália, chegamos em Positano, um dos lugares mais fotogênicos para se passar as férias. Não à toa, é comum encontrar celebridades por lá, ou ver suas fotos nas redes sociais.

 

Um dos mais badalados destinos de verão desta lista, Positano fica na Costa Amalfitana, de frente para um mar azul de tirar o fôlego. A praia da Marina Grande é onde costuma haver maior movimento de turistas, restaurantes e beach clubs.

 

Mas nem só de agito vive Positano. Há opções de lazer mais tranquilas, como a praia de Fornillo. Também é uma ótima ideia passear pelas ruas, escadarias e ladeiras para conhecer o dia a dia da cidade, as lojinhas de roupas e lembrancinhas e a igreja de Santa Maria Assunta.

 

4. Cinque Terre

Nosso primeiro destino é uma das maravilhas da Riviera Italiana. Uma, não. Cinco! Cinque Terre é um conjunto de vilas conhecidas por suas casinhas coloridas na beira do mar da Ligúria.

 

Corniglia, Manarola, Monterosso al Mare, Riomaggiore e Vernazza, juntas, são conhecidas como Cinque Terre, considerada um dos patrimônios da humanidade pela UNESCO.

 

Apesar de ser um lugar para quem busca descansar e aproveitar o que há de melhor na estação mais quente do ano, é preciso se planejar e dar preferência por viajar em junho ou setembro.

 

Isso porque na alta temporada, em julho e agosto, Cinque Terre é um dos destinos mais procurados pelos turistas e pelos próprios italianos. O feriadão de Ferragosto costuma lotar as pequenas ruazinhas, trilhas e praias locais.

 

No mais, a bela vista para o mar Mediterrâneo contrastando com o colorido das casas de Cinque Terre valem toda a viagem. É o destino perfeito para quem busca desde calmaria e descanso até a vida noturna mais agitada.

 

Sem esquecer, é claro, dos vinhedos, trilhas ecológicas, bons restaurantes e da arquitetura que remonta o período romano.

 

5.  Trentino-Alto Ádige

Já pensou em passar o verão nos alpes italianos? A região de Trentino-Alto Ádige, na fronteira com a Áustria e a Suíça, é a nossa sugestão para aproveitar o verão na Itália fugindo do calor extremo.

 

As temperaturas por lá são bem mais amenas, com máximas entre 25 e 30ºC, que diminuem de acordo com a altitude.

 

No verão, a neve e a prática de esqui do alto inverno abrem espaço para as trilhas, riachos, cachoeiras e lagos belíssimos, e uma imensidão verdejante de seus bosques e pomares.

 

Já falamos de alguns destinos considerados paradisíacos, principalmente por suas praias. Porém, talvez a melhor descrição para as paisagens dos alpes italianos no verão seja a de um cenário de conto de fadas!

 

As temperaturas mais altas fazem da primavera e do verão as melhores estações para visitar as montanhas Dolomitas e os lagos Braies, Dobbiaco, Misurina e Tenno.

 

Os vales da região do Trentino-Alto Ádige também são ótimos para a prática de atividades como trilhas, bike, caiaque, entre outros.

 

A cultura local também é um atrativo que vale a pena desfrutar. Por se tratar de uma região que foi palco de conflitos entre países e diversas anexações de seu território, Trentino-Alto Ádige tem muita história para contar em diferentes idiomas e costumes do povo trentino.

 

Planeje sua viagem de verão para a Itália

Listamos apenas cinco dos inúmeros lugares para conhecer durante o verão italiano. Uma pequena amostra do que espera você na Itália!

 

Se você já começou a planejar sua viagem, vai gostar de saber o que é CDAM e IB2, muito importantes para emergências de saúde no país. Também vai gostar de saber sobre os transportes públicos da Itália, afinal, precisará deles para se locomover entre as cidades que escolheu para o seu roteiro.

 

Aqui no blog temos diversos conteúdos para quem deseja viajar ou viver na Itália e quer saber tudo antes de fazer as malas.

 

Compartilhe esse post com quem precisa saber! E se você gostou desse conteúdo, continue acompanhando o blog, inscreva-se em nosso canal no Youtube e siga-me nas redes sociais para mais informação e conteúdos.

 

Conheça o meu canal no  

Me siga no  e no  

 

Daiane Marangoni

 

Daiane Marangoni é advogada ítalo-brasileira.

Atua em processos judiciais de cidadania italiana em Roma desde 2012.