Saiba quais são os transportes públicos italianos

 

Quem precisa se deslocar diariamente entre casa e trabalho, ou faculdade, sabe bem o quão valioso é ter acesso fácil ao transporte público. Turistar utilizando linhas de ônibus e metrôs também facilita muito na hora de conhecer diferentes cidades e pontos turísticos.

 

Ambas as ocasiões são realidade em todos os países e na Itália não seria diferente. Por isso, vamos contar por aqui como funciona o transporte público na Itália e como você pode usufruir dele, seja como turista ou morando no país. Continue a leitura!

 

Quais são os meios de transporte público na Itália?

Utilizar carro particular pode até dar uma sensação de liberdade na hora de se locomover por pontos diferentes no dia a dia ou mesmo viajar.

 

Mas, é inegável que contar com o transporte público para isso significa economia, praticidade e, é claro, a escolha por um meio mais sustentável de locomoção. Isso sem falar nas horas que perdemos no meio do congestionamento.

 

Pois é! Congestionamento de veículos é algo que vamos enfrentar em qualquer lugar do mundo, sem dúvida. Mas, acredite, sem o transporte coletivo de passageiros a situação seria ainda pior.

 

A boa notícia é que o transporte público na Itália é considerado muito bom por quem o utiliza. No geral, o sistema de linhas de ônibus, metrôs, bondes e trens costuma suprir as mais diversas necessidades de locomoção.

 

A população na Itália conta com os seguintes transportes terrestres:

 

  • Ônibus
  • Metrôs
  • Bondes
  • Trens
  •  

Como se locomover pela Itália utilizando o transporte público?

Há muitas formas de transitar pela Itália e o tipo de transporte varia de acordo com o destino e a distância.

 

 

Ônibus

Quando se trata de mobilidade dentro de uma mesma cidade ou cidades próximas, os ônibus urbanos são o principal meio de transporte público, ao lado dos metrôs — dos quais falaremos no próximo tópico.

 

Normalmente, os ônibus urbanos são os que transportam passageiros dentro de cidades menores, além de ligar os bairros mais afastados às linhas de metrôs de grandes cidades. Também é comum encontrar linhas que passam por pontos turísticos.

 

Assim como em muitas cidades brasileiras, os pontos ou paradas de ônibus não tem um padrão. Podem ser plaquinhas nas ruas ou estruturas com banco para descansar enquanto aguarda.

 

De todo modo, sempre haverá um cartaz informando os horários e as linhas de ônibus que passam pelo local. Os horários, por sua vez, são atualizados no inverno e no verão, então, é sempre bom se programar com antecedência.

 

 

Metrôs

Em cidades maiores e mais populosas, o metrô é o meio de transporte rápido e eficaz para atender a todos os seus cidadãos e visitantes. O fluxo de pessoas que vivem ou se deslocam para estes grandes centros é bastante alto, portanto, apenas o serviço dos ônibus não seria suficiente,

 

Hoje, os metrôs são encontrados em Bréscia, Catânia, Gênova, Milão, Nápoles, Roma e Turim. Como mencionamos antes, as linhas de ônibus ligam passageiros de outras cidades aos metrôs, que por sua vez cobrem muito bem diversos trajetos dentro desses centros. Alguns metrôs trabalham com a integração da passagem, mas não é regra.

 

Só para ter uma ideia, os metrôs de Milão circulam por uma malha de 97km de extensão, seguida de Roma, com 60km, e Nápoles, com 31km.

 

 

Bondes

Incomuns no Brasil atualmente, pelo menos como meio de transporte padrão, muita gente está familiarizada com a ideia de bonde terrestre porque assistiu a filmes de época, ou mesmo as novelas que retratam os anos 20, 30. Mas saiba que na Itália eles estão em pleno funcionamento e são a preferência como meio de transporte. Curioso, não?

 

Lá, os bondes são conhecidos como Tram. A maioria é de circulação local, pelas ruazinhas das cidades, e servem também para chegar aos metrôs. Há também alguns bondes interurbanos, que ligam uma cidade e outra, sempre percorrendo pouca distância.

 

Os bondes são alternativas mais sustentáveis de meio de transporte e os favoritos dos moradores locais que desejam “ir logo ali”.

 

Nem todos os bondes passam perto de pontos turísticos, portanto, se a ideia é experienciar uma pequena viagem de bonde no roteiro para conhecer algum local famoso, vale considerar uma caminhada pelo restante do trajeto.

 

 

Trens

Outra opção de transporte na Itália são os trens de superfície, que percorrem distâncias maiores e têm a vantagem das belas paisagens no percurso. Isso porque os trens perpassam entre regiões italianas, uma ótima escolha para quem quer viajar pela Itália.

 

Enquanto os metrôs ligam os pontos mais importantes da cidade, são os trens os responsáveis por dar vazão aos passageiros que moram, trabalham ou estudam em locais mais afastados, além de atender também percursos entre cidades metropolitanas.

 

As linhas ferroviárias são divididas em linee fondamentali, atendendo grandes cidades e alto volume de passageiros, e linee complementari, serviço presente em cidades menores. Ligando ambas as linhas, há ainda a linee nodo.

 

Como comprar bilhetes para utilizar cada transporte?

Os bilhetes de ônibus e bondes são encontrados em tabacarias e bancas de jornais, mas em algumas cidades já é possível comprar através de aplicativos no celular.

 

O mesmo serve para os bilhetes de metrô, mas há ainda a praticidade de adquiri-los por aplicativo e nas estações, onde também é possível adquirir bilhetes para os bondes locais.

 

Muito importante! Não esqueça de validar seu bilhete. Como não há cobrador dentro dos ônibus, é o passageiro quem deve fazer isso, sob risco de pagar multa.

 

A validação dos bilhetes de metrô ocorre nas catracas, localizadas na entrada das estações. Eventualmente, um fiscal embarca para conferir o bilhete de todo mundo, então, cuidado.

 

Já o valor da passagem varia de acordo com a distância e a empresa que administra a linha, mas fica em torno de 1,50 €, no caso de ônibus e metrô, até 2,20 € para ônibus que percorrem maiores distâncias.

 

Se você pretende passar por um longo período na Itália, vale a pena adquirir um abbonamento, pagando um único valor para utilizar ônibus, metrô e bonde o quanto quiser, durante um determinado período.

 

Ah! Se você está indo morar na Itália, vai gostar de saber sobre a possibilidade de obter subsídio para o transporte público através do ISEE. Já falamos sobre o assunto aqui no blog!

 

E as viagens de trem?

 

A estatal Trenitalia gerencia a maior parte das linhas e oferece viagens com frotas tradicionais e de alta velocidade. Há também a Italo Treno como uma “concorrente”, em relação ao valor da passagem.

 

Conclusão

Viajar para a Itália e pela Itália já é uma realização e tanto, não é? Melhor ainda é saber que não é necessário alugar um carro ou depender de táxis para se locomover pelas cidades italianas. O bolso e o meio ambiente agradecem!

 

Dá pra planejar um bom roteiro, planejar-se com certa antecedência e mesclar ônibus, metrô, bonde ou trem com algumas caminhadas ou até bicicletas! Que tal?

 

Agora, se você está indo morar na Itália, além de poder conhecer todo o país utilizando os meios de transporte citados aqui, já consegue ter uma ideia de como se movimentar entre sua residência, trabalho ou faculdade.

 

Falando nisso, como anda seu projeto para obter a cidadania italiana? Nosso blog está cheio de conteúdos legais que, com certeza, vão ajudar você nessa jornada.

 

Aqui, você vai descobrir quem tem direito à cidadania italiana, como fazer o processo administrativo via consulado ou no comune e, é claro, como funciona a cidadania italiana via judicial.

 

Ah! Se precisar da nossa assessoria jurídica para fazer valer o seu direito à cidadania italiana, fique à vontade para nos mandar uma mensagem! Ficaremos felizes em te ajudar na conquista da tão sonhada cidadania italiana.

 

Compartilhe esse post com quem precisa saber! E se você gostou desse conteúdo, continue acompanhando o blog, inscreva-se em nosso canal no Youtube e siga-me nas redes sociais para mais informação e conteúdos.

 

Conheça o meu canal no  

Me siga no  e no  

 

Daiane Marangoni

 

Daiane Marangoni é advogada ítalo-brasileira.

Atua em processos judiciais de cidadania italiana em Roma desde 2012.