Estudar na Europa com bolsa: a cidadania italiana pode abrir portas para descendentes

 

Ah! Estudar fora… Quantas pessoas gostariam de ter essa oportunidade? Sem dúvida, a Europa é um dos destinos mais buscados por boa parte dos estudantes, das mais diversas áreas de interesse.

 

Para os descendentes de italianos, a dupla cidadania pode abrir portas e até facilitar a candidatura para uma bolsa de estudos na Itália e demais países europeus.

 

Mesmo não sendo um fator determinante para que o estudante consiga uma bolsa, a cidadania italiana apresenta algumas vantagens para os ítalo-descendentes que querem realizar o sonho de estudar na Europa.

 

Você tem esse sonho? Então confira nosso post especial sobre bolsa de estudos na Itália e saiba como funciona o sistema de bolsas europeias para cidadãos europeus.

 

Estudar na Itália é um sonho possível

A Itália tem recebido cada vez mais brasileiros em busca de mais qualidade de vida e oportunidades.

 

Segundo esta reportagem de Uol Notícias, a comunidade brasileira na Itália cresceu 88% de 2018 a 2020, somando então 161 mil brasileiros no país naquele ano. O número é uma estimativa de órgãos oficiais, podendo ser muito maior na prática.

 

Parte desses brasileiros que vivem no país é estrangeira, ou seja, está na Itália para trabalhar ou estudar, por exemplo. Os que possuem a cidadania italiana não buscam objetivos tão diferentes, com a diferença de poderem permanecer na Itália como cidadãos, sem a necessidade de um visto específico.

 

No caso dos estudantes brasileiros, estrangeiros ou com cidadania italiana, a qualidade do ensino na Itália e suas universidades de renome fazem do país uma escolha óbvia para quem deseja ter um currículo de formação internacional.

 

Apesar da alta procura, estudar na Itália com bolsa exige muito mais planejamento do que a sorte de ser aceito em uma universidade.

 

A Itália, como outros países europeus, possui diversos programas de incentivo para estudantes de fora do país que queiram fazer intercâmbio ou cursar por completo uma graduação ou uma pós-graduação em suas universidades.

 

Uns desses incentivos são as bolsas de estudo.

 

 

Passo a passo para estudar na Itália?

Como qualquer decisão importante para a nossa vida, é preciso se planejar com certa antecedência para estudar na Itália, principalmente se você pretende obter uma bolsa de estudos. Não se assuste! Abaixo, listamos alguns passos para te ajudar no checklist de tarefas:

 

1. Defina onde e o que deseja estudar

Seja graduação, mestrado, doutorado ou outros cursos de pós-graduação, é importante ter em mente o que você deseja para a sua carreira, qual área de atuação pretende seguir e seus objetivos — mercado de trabalho ou carreira acadêmica, por exemplo.

 

Definindo o que quer para a sua carreira, é a vez de entender como funciona o sistema universitário italiano, que não funciona exatamente como o do Brasil. Por exemplo, para atuar como jornalista é necessário realizar uma pós-graduação também.

 

Aliás, é importante entender também bem como funcionam as pós-graduações italianas, assunto que já abordamos aqui no blog.

 

Finalmente, escolha a universidade em que deseja cursar, levando em conta fatores como a qualidade de ensino, o reconhecimento da instituição na área que deseja cursar e, não menos importante, o custo de vida na região.

 

2. Coloque na ponta do lápis os custos para estudar na Itália

Já falamos por aqui sobre o custo de vida na Itália, um post que vale a pena conferir para ter uma noção do dinheiro necessário para se manter no país, mesmo conseguindo uma bolsa de estudos.

 

Mas antes mesmo de viajar, planeje-se com o dinheiro para a documentação necessária, que deve ser traduzida e apostilada, com os custos da viagem, sua estadia, entre outros gastos. Não esqueça dos custos envolvendo o seu visto de estudante, caso não possua cidadania italiana.

 

Um spoiler: para conseguir uma bolsa de estudos você também vai precisar comprovar uma determinada renda. Se não for o seu caso, contabilize os custos da universidade também.

 

3. Separe os documentos necessários para a matrícula

Em geral, as universidades costumam solicitar alguns documentos padrões para realizar a matrícula na universidade, como históricos escolares e certificados de conclusão do Ensino Fundamental e Médio.

 

Para cursar uma pós graduação, é necessário apresentar o histórico escolar e o diploma da graduação, anexados à Dichiarazione di Valore in loco, uma declaração emitida pelo consulado italiano que certifica a autenticidade daquela documentação escolar, permitindo que o interessado inicie o processo de reconhecimento de sua formação e possa continuar os estudos em instituições italianas.

 

Toda a documentação brasileira precisa ter tradução juramentada e apostilamento para que seja válida na Itália.

 

Além dos documentos comprobatórios da formação escolar, é necessário apresentar passaporte com visto de estudo, permesso di soggiorno per motivi di studi e os recibos de todas as taxas referente à matrícula.

 

As taxas da universidade são baseadas no ISEE Universitá, uma declaração de renda do aluno apresentada no ato da matrícula.

 

Como estudante estrangeiro na Itália é possível trabalhar durante a estadia com visto de estudo, desde que haja uma autorização para isso, comprovando uma proposta de emprego no país, e que o trabalho não ultrapasse de 20 horas semanais.

 

Se você possui cidadania italiana, não será necessário obter visto de estudante no seu passaporte italiano, apenas seguir os procedimentos padrões, como registrar-se na questura e no comune como residente. Veja aqui os principais documentos para morar na Itália como cidadão italiano.

 

 

 

Como estudar na Itália com bolsa de estudos?

Apesar de ser perfeitamente possível estudar na Itália sendo brasileiro, com ou sem cidadania italiana, não é só a vontade de realizar esse sonho que o fará uma realidade.

 

Não é todo mundo que tem condições de pagar uma universidade italiana. Pois é, mesmo as universidades públicas na Itália não são gratuitas, apesar de custar muito mais barato que uma universidade privada.

 

Isso não quer dizer que apenas quem tem poder aquisitivo superior pode usufruir da qualidade de ensino italiana. Para dar acesso a todos, a Itália oferece bolsa de estudos para estrangeiros e cidadãos italianos nascidos fora da Itália.

 

Na verdade, há programas internacionais que incentivam a mobilidade estudantil para diversos países, fora e dentro da União Europeia. Há também bolsas oferecidas pelas próprias universidades baseando-se nas notas dos estudantes, mas no geral as bolsas na Itália são concedidas de acordo com a renda familiar.

 

Veja algumas das bolsas de estudos para estudar na Itália ou em outro país europeu, sendo estrangeiro ou possuindo cidadania italiana:

 

MAECI e ADiSU

A sigla MAECI significa Ministero degli Affari Esteri e della Cooperazione Internazionale e denomina o ministério do governo italiano que oferece bolsas de estudos para estrangeiros e cidadãos italianos nascidos fora da Itália, especificamente.

 

São disponibilizadas bolsas para mestrado, doutorado, programas de pesquisa, cursos de formação artística, de Língua Italiana a partir do nível B2 ou de atualização formativa de professores de italiano. O edital é anual e você pode acompanhar por aqui.

 

Para se inscrever, é necessário realizar inscrição no site e apresentar histórico escolar, diploma da graduação e da proficiência no idioma italiano de nível B2.

 

Já as bolsas de estudos da Agenzia per il diritto allo studio (ADiSU) são oferecidas regionalmente, como neste exemplo da região da Úmbria.

 

Para concorrer a uma bolsa é necessário realizar inscrição no edital da Agenzia correspondente à região da universidade escolhida para o ensino superior, apresentar comprovante de imposto de renda brasileiro e já ter matrícula realizada no curso desejado. Os editais das ADiSU podem ser consultados no site das universidades.

 

Erasmus

Além das bolsas oferecidas pelo governo italiano, há a opção de se candidatar a bolsas para toda a Europa. O Erasmus Mundus é um programa mantido pela Comissão Europeia que oferece bolsas integrais para mestrado e doutorado, além de bolsas parciais para outras pós-graduações e graduações da Europa.

 

No caso das bolsas Erasmus é considerado o bom desempenho no ensino superior para a concessão do benefício para a pós-graduação. Leia mais sobre as bolsas de estudos do programa Erasmus Mundus aqui.

 

Outras bolsas de estudos para a Itália

Há ainda outras opções de bolsas de estudos como as oferecidas pelas universidades ou outras organizações.

 

No site da Embaixada da Itália no Brasil há uma lista dessas bolsas disponíveis para consulta, além de mais informações sobre equivalência de títulos e outras oportunidades de estudo.

 

 

As vantagens de estudar na Itália com a cidadania italiana

Os benefícios de obter a cidadania italiana e estudar na Itália vão muito além das burocracias de um visto ou permesso di soggiorno.

 

Quando um descendente de italiano tem a cidadania reconhecida, ele passa a ter os mesmos direitos de um cidadão nascido na Itália.

 

Para quem deseja estudar no país, então, as vantagens são ainda melhor aproveitadas.

 

Começando pela documentação para a entrada e permanência no país, que para um cidadão italiano é bem mais simples, bastando comprovar a dupla cidadania e fixar residência na Itália, além de obter os documentos italianos, é claro.

 

Outra vantagem é em relação às vagas nas universidades, visto que apenas uma parte é reservada aos estrangeiros não-europeus.

 

Por fim, é possível obter redução na mensalidade da universidade ou a gratuidade, por meio de bolsas concedidas especificamente aos estudantes nascidos fora da Itália, mesmo aqueles que possuem cidadania italiana.

 

Saindo um pouco do assunto “estudos”, ter um passaporte italiano permite que o tempo de estudos na Itália se torne uma experiência riquíssima culturalmente, pela possibilidade de circular pela União Europeia livremente. Já imaginou?

 

**

 

E aí? O que falta para você realizar o sonho de ter a cidadania italiana reconhecida?

 

Nós podemos ajudar você nesse processo através da ação judicial contra as filas nos consulados italianos, que estão levando cerca de uma década para a convocação e o deferimento de um direito de todos os descendentes de italianos.

 

Entre em contato conosco se você se encontra na fila pelo reconhecimento da cidadania italiana via consulado, ou não pensa em realizar o processo administrativo presencialmente na Itália. Não deixe para depois algo que é seu por direito!

 

Compartilhe esse post com quem precisa saber! E se você gostou desse conteúdo, continue acompanhando o blog, inscreva-se em nosso canal no Youtube e siga-me nas redes sociais para mais informação e conteúdos.

 

 

Conheça o meu canal no  

Me siga no  e no  

 

Daiane Marangoni

 

Daiane Marangoni é advogada ítalo-brasileira.

Atua em processos judiciais de cidadania italiana em Roma desde 2012.