Natal na Itália: como é comemorada a data na tradição italiana?

 

Aaah, dezembro… Um mês em que as pessoas ao redor do mundo se preparam para viver uma época de generosidade e de reflexão para o ano novo no calendário ocidental. Na maioria das culturas, o natal é uma data muito esperada, um momento de magia e de sonhos.

 

E se tem um país que leva o natal muito a sério, esse país é a Itália. De maioria cristã, mais especificamente católica, o natal na Itália é cheio de tradições e significados. Já parou para pensar como é o natal na Itália? Vou te contar!

 

Como é o Natal na Itália?

O Natal na Itália tem muitas similaridades com a forma de comemorar a data no Brasil que, aliás, tem muita inspiração nas tradições natalinas de países europeus.

 

Missas, novenas, shows de Natal, presépios (muitos em tamanho real ou vivos!), iluminações e decorações são verdadeiras atrações natalinas que levam muitos turistas a desejarem vivenciar o Natal italiano. E sendo a Itália um país com diversas regiões e culturas, o Natal do norte não é igual ao do sul.

 

Confira algumas tradições natalinas da Itália:

 

Àrvore de Natal

O Natal na Itália começa cedo, mais precisamente em 8 de dezembro, feriado da Imaculada Conceição. É nesta data que a árvore de Natal é montada e decorada em família e que o espírito natalino começa a tomar forma nas cidades, com decorações e luzes.

 

Tradicionalmente, o dia para a desmontagem da árvore é o 6 de janeiro, Dia da Epifania do Senhor, o nosso Dia de Reis. A data simboliza para os católicos a visita dos três reis magos ao Menino Jesus e a manifestação divina através dele.

 

 

Presépios

A montagem de presépios também é uma forte tradição, resultando nos mais diversos estilos e visões da cena do nascimento de Jesus. Dos mais tradicionais até os em tamanho real ou mesmo vivos, encenados por pessoas, sem dúvida os presépios são um dos principais atrativos natalinos que valem a pena conhecer.

 

A Via San Gregorio Armeno, em Nápoles, é conhecida por ser um dos locais que mais atraem turistas e moradores para conhecer os presépios natalinos durante todo o ano. Sim! É possível se encantar com presépios e iluminação natalina em outros meses do ano, além de ser possível fazer compras. No Natal, é claro, a procura é muito maior, o que provoca certa multidão.

 

Mercadinhos de Natal

Os Mercatini di Natale são outra tradição natalina italiana que vale a pena conhecer quando for viajar para o país no fim do ano. As cidades organizam suas feirinhas de Natal onde são vendidos presentes, artesanatos e comidas e bebidas típicas da região, em barraquinhas decoradas e iluminadas.

 

Esses mercadinhos acontecem a céu aberto, em praças e parques, mas são encontrados também em antigos castelos, palácios e museus. As feirinhas também contam com espetáculos musicais, tour por monumentos e centros históricos, entre outras atrações.

 

 

 

 

Ceia natalina

Quando o assunto é Natal, a gastronomia é um verdadeiro deleite para quem comemora a data na Itália. Muito além do famoso panetone, os italianos sabem muito bem como preparar as melhores ceias e doces natalinos.

 

Começando pelo jantar de Natal, há muita variedade de pratos dependendo da região do país. As massas também estão presentes na ceia natalina em preparos com ravioli, agnolotti, tagliatelle, spaghetti, tortellini, entre outros tipos de macarrão, além da boa lasanha.

 

Mas nem só de massas é feita uma ceia italiana de Natal. Bacalhau com polenta, sopas, queijos e outras categorias de comida estão presentes na mesa dos italianos que ficam mais ao norte.

 

Nas regiões centrais, peixes como anchovas e o atum são ingredientes de receitas com massas ou como protagonista do prato. As carnes cozidas e assadas não ficam de fora e as aves ganham destaque na mesa.

 

Os frutos do mar e os peixes compõem boa parte da ceia no sul da Itália, sobrando espaço ainda para carnes, massas e até um tipo de pizza com queijo e anchovas chamado sfincione bagherese, tradicional da Sicília.

 

E o peru de Natal?

Na Itália vão à mesa outras aves como galinha, pato e o cappone, ou frango capão, que pode ser assado ou cozido dependendo da região.

 

 

Panettone e outras delícias

É difícil pensar em Natal e não idealizar aquele panetone cheio de frutas cristalizadas e uva passa, ou o chocotone, no caso do Brasil e suas criações culinárias — já viu o post sobre a diferença entre a pizza brasileira e a italiana? Dá uma olhada!

 

Na Itália, além do panettone, consagrado como uma das delícias que não podem faltar na ceia, há outras variações similares a ele, mas que se diferenciam em alguns ingredientes regionais.

 

Panforte e pandoro são outros doces típicos do Natal italiano. O panforte é um tipo de bolo mais achatado que leva avelãs, amêndoas e frutas cristalizadas, com açúcar de confeiteiro por cima. Já o pandoro, mais parecido com o panettone, também leva açúcar de confeiteiro e tem massa mais amanteigada, e sua aparência é em um formato que lembra uma estrela.

 

Befana e Babbo Natale

O Natal é mais relacionado aos santos católicos, como São Nicolau e Santa Lucia ou Luzia, e aos próprios reis magos, mas é uma bruxa que usa uma vassoura para voar que encerra as festividades natalinas no dia 6 de janeiro.

 

A Befana, figura folclórica de origem muito antiga, relacionada às antigas deusas romanas, é tão aguardada pelas crianças quanto o Papai Noel em outros países.

 

Sim, existe Papai Noel na Itália e lá ele é conhecido como Babbo Natale. Mas a Befana também é uma personagem muito forte na tradição italiana.

 

A lenda da Befana, na verdade, tem origem pagã, foi “adaptada” pela Igreja Católica e hoje é representada por uma bruxa do bem que vai de casa em casa distribuir doces para as crianças que se comportaram durante o ano e “carvão” para as crianças que tiveram mau comportamento. Hoje o carvão é representado com doces de cor escura, então, nenhuma criança fica chateada!

 

**

 

Este foi um resumo da riqueza que é a tradição de Natal na Itália. Com certeza é uma programação turística que não pode ficar de fora do seu roteiro de viagens no inverno europeu. Prepare-se para se encantar com a magia do Natal de uma forma bastante intensa!

 

Deixe seu comentário abaixo e ajude outros leitores a descobrir outras tradições natalinas e curiosidades sobre a data na Itália.

 

E se você se interessa por esse assunto, continue acompanhando o nosso blog e siga-me nas redes sociais.

 

Conheça o meu canal no  

Me siga no  e no  

 

Daiane Marangoni

 

Daiane Marangoni é advogada ítalo-brasileira.

Atua em processos judiciais de cidadania italiana em Roma desde 2012.