Pratique seu italiano! Confira 7 séries e filmes para imergir no idioma

 

Aprender o italiano requer ir além dos estudos com livros, papel e caneta. E uma das dicas mais preciosas de quem ensina é a prática da conversação e a imersão cultural em músicas, livros, séries e filmes italianos.

 

Por isso, listamos 7 filmes e séries de TV para você praticar o idioma nos momentos de lazer. Anota aí!

 

1. Rosa e Momo (2020)

Nossa lista já começa com um filme estrelado por Sophia Loren, atriz vencedora do Oscar de Melhor Atriz e de tantos outros prêmios ao longo de seus 70 anos de carreira.

 

Edoardo Ponti, filho de Sophia, é o diretor de Rosa e Momo (La vita davanti a sé), filme baseado no livro A Vida pela Frente, de Romain Gary. Lançado em 2020, o drama conta a história de dois protagonistas com histórias fortes que iniciam uma afetuosa amizade, ainda que conflituosa.

 

Rosa é uma sobrevivente do holocausto e carrega o trauma e os horrores da Segunda Guerra Mundial em sua pele e em suas lembranças. Momo, por sua vez, é um menino de 12 anos, filho de imigrantes senegaleses, que encontrou nas ruas sua própria forma de sobrevivência.

 

Uma história dramática, com alívios de comédia, Rosa e Momo é um daqueles filmes para assistir com a alma, com o bônus das belas paisagens de Nápoles para se surpreender ainda mais com a experiência.

 

Onde assistir ao filme Rosa e Momo: Netflix

 

 

2. Demais pra mim (2020)

Quem é fã do francês O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, de Jean-Pierre Jeunet, tem grandes chances de se apaixonar pela comédia romântica Demais pra mim (Sul più bello).

 

O filme, dirigido por Alice Filippi, é o primeiro de uma trilogia sobre a história de Marta, uma jovem com fibrose cística que, sabendo de sua condição, decide se apaixonar e viver cada momento ao máximo.

 

Apesar de parecer melancólico, o filme é levinho, alegre e colorido, misturando situações cômicas e um pouco mais dramáticas ao longo da trama.

 

Onde assistir aos filmes da trilogia de Demais pra mim: Netflix

 

 

3. A Incrível História da Ilha das Rosas (2020)

Para quem gosta de filmes baseados em fatos reais, nossa próxima sugestão promete divertir enquanto conta uma história verdadeira, ainda que pareça um tanto utópica.

 

A Incrível História da Ilha das Rosas (L'incredibile storia dell'Isola delle Rose) é ainda mais incrível porque aconteceu mesmo — com alguns detalhes diferentes do filme do diretor Sydney Sibilia, é claro.

 

Na trama, o engenheiro Giorgio Rosa constrói uma plataforma no mar, longe das águas italianas ou qualquer lei da Itália, declarando sua ilha de aço como uma nação independente, causando uma confusão entre os países e recebendo até mesmo pedidos de cidadania.

 

Onde assistir ao filme Incrível História da Ilha das Rosas: Netflix

 

 

4. A Amiga Genial (2018)

Se você procura séries para maratonar enquanto pratica o italiano, que tal essa sugestão da lista? A Amiga Genial (L'amica geniale) é uma série baseada no livro homônimo, parte da tetralogia napolitana de Elena Ferrante.

 

A trama conta a história de Elena (Lenú) e Rafaella (Lila), duas meninas de um bairro empobrecido e quase em ruínas causadas pela Segunda Guerra Mundial.

 

A primeira temporada, assim como o livro, cobre os acontecimentos da infância e parte da adolescência das amigas, que sonham com um futuro melhor para elas mesmas.

 

Agora, em 2022, a série está em sua terceira temporada e segue a história dos livros de Ferrante.

 

Onde assistir à série A Amiga Genial: HBO Max

 

 

5. Made in Italy (2019)

Praticar o idioma italiano e aprender sobre história da moda ao mesmo tempo? Sim! É o que você confere ao assistir à série Made in Italy.

 

Irene, uma estudante de história da arte, consegue um emprego na revista de moda Appeal em Milão.

 

Divertidíssima e muito rica em detalhes, a série se passa em 1975 e é bastante contextualizada com a época, desde os figurinos até a revolução de consumo e comportamento setentista. Irene vê tudo isso de perto e conhece expoentes do mundo da moda como Valentino, Versace, entre outras grifes italianas.

 

Made in Italy (Stagione 1) - Trailer Ufficiale | Amazon Prime Exclusive

 

Onde assistir à série Made in Italy: HBO MAX

 

 

6. Il Processo (2019)

Para os fãs de séries de investigação criminal, Il Processo é uma superprodução italiana cheia de reviravoltas.

 

A série acompanha a investigação e o julgamento do caso do assassinato de uma jovem, encontrada em um canal em Mântua. As principais pistas do caso apontam o envolvimento de pessoas poderosas, o que gera um embate constante durante a apuração dos fatos, a acusação e a defesa.

 

Il Processo é uma boa pedida para quem não perde um episódio das chamadas “séries procedurais”, com a vantagem de conhecer o vocabulário italiano para este tipo de enredo.

 

Onde assistir à série Il Processo: Netflix

 


7. Zero (2021)
Para finalizar a lista, uma série que mistura ficção científica, drama, comédia e super heróis.

 

Zero é uma série sobre Omar, um jovem italiano negro que descobre ter o poder da invisibilidade, e vê isso como uma forma de defender o bairro onde mora, na periferia de Milão. Ao mesmo tempo que possui o poder de ser invisível, sabemos que Omar se sente invisível, meio deslocado do mundo.

 

Zero se destaca por ser uma trama sensível, com o elenco principal formado por jovens atores negros. Infelizmente, a série tem apenas uma temporada de oito episódios, mas vale a pena assistir e conhecer essa história que tinha tudo para se desenvolver mais.

 

Onde assistir à série Zero: Netflix

 

 

Gostou da nossa lista de séries e filmes italianos para praticar o idioma? Confira também a nossa lista de filmes que se passam na Itália e que vão inspirar sua próxima viagem.

 

E aí? Se encaixa em algum caso de exceção da cidadania italiana?

 

Você pode contar com a nossa assessoria jurídica para fazer valer o seu direito se aproximar da tão sonhada cidadania italiana. Fique à vontade para nos mandar uma mensagem! Ficaremos felizes em te ajudar na conquista da tão sonhada cidadania italiana.

 

Compartilhe esse post com quem precisa saber! E se você gostou desse conteúdo, continue acompanhando o blog, inscreva-se em nosso canal no Youtube e siga-me nas redes sociais para mais informação e conteúdos.

 

Conheça o meu canal no  

Me siga no  e no  

 

Daiane Marangoni

 

Daiane Marangoni é advogada ítalo-brasileira.

Atua em processos judiciais de cidadania italiana em Roma desde 2012.