5 filmes que se passam na Itália e que vão inspirar sua próxima viagem

 

Um fim de semana no sofá vendo um filminho também pode ser uma forma de conhecer novos lugares e suas culturas. E se tem um país no mundo que tem a capacidade de nos prender a atenção só pelos cenários maravilhosos, este país é a Itália.

 

Os filmes que se passam na Itália, sejam eles filmes italianos ou de outra nacionalidade, são uma ótima forma de começar a planejar viagens e conhecer pontos turísticos que costumam ficar de fora dos roteiros tradicionais.

 

Por isso, para quem ainda não teve o prazer de conhecer o país ou tem saudades de visitá-lo, listamos cinco filmes que têm a Itália como cenário principal.

 

Comer, rezar, amar

 

Julia Roberts é Liz Gilbert, uma mulher que se vê descontente e insatisfeita com sua vida que, à primeira vista, seria o sonho de qualquer pessoa: casada, com uma carreira profissional sólida e um status confortável. Após se divorciar do marido e passar por novas decepções amorosas, ela abandona sua vida estável e parte em uma viagem pelo mundo, descobrindo sua liberdade e buscando autoconhecimento.

 

Ao longo de Comer, rezar, amar, Liz passa por três destinos diferentes, Itália, Índia e Ilha de Bali, cada um com uma experiência de aprendizado importante para o recomeço que tanto precisa.

 

Na Itália, ela vai apreciar o prazer de comer, ao mesmo tempo que experimenta e aprende com o modo de vida dos italianos, sem pressa, desfrutando cada momento ao máximo e celebrando ocasiões com muito vinho e comidas tradicionais italianas.

 

A jornada de Liz é ainda mais interessante por se tratar das memórias da jornalista Elizabeth Gilbert, autora do livro que deu origem ao filme de 2010, dirigido por Ryan Murphy. A história de Elizabeth nos ensina sobre recomeços, mostrando que é possível enfrentar obstáculos na vida e transformá-los em algo que nos liberta e nos faz evoluir como pessoas.

 

Sob o Sol da Toscana

 

E se filmes baseados em autobiografias são o gênero que mais atraem o seu interesse, temos aqui mais uma sugestão, com uma história emocionante, cenários deslumbrantes e críticas muito positivas: Sob o Sol da Toscana, comédia romântica de Audrey Wells, baseada no livro de memórias da escritora Frances Maye.

 

Como o próprio nome diz, o filme se passa na região da Toscana, conhecida por seu ar bucólico, arquitetura antiga e campos extensos que contrastam com as cores quentes do pôr-do-sol.

 

No longa, a escritora Frances, interpretada por Diane Lane, vê sua vida desmoronar após a traição do marido, que resulta em um divórcio e na perda de sua casa. Por sugestão de sua amiga Patti (Sandra Oh), Frances viaja para a Toscana para tentar espairecer e se recuperar do estado deprimido que a impede de seguir em frente.

 

Na excursão com outros turistas, ela percebe no meio do caminho uma pequena casa de campo à venda e resolve comprá-la e reformá-la.

 

Ao longo do filme, Frances convive com os mais diversos perfis de pessoas, personagens excêntricos com quem fará amizade, e chega a se envolver amorosamente. É uma história que inspira recomeços e que faz qualquer um se apaixonar pela Toscana e querer viajar.

 

A Grande Beleza

 

Filme italiano que tem o verão de Roma como plano de fundo e protagonista, A Grande Beleza (La grande bellezza, lançado em 2013) conta a história de Jep Gambardella, um escritor de 65 anos que, em um hiato de décadas desde sua última obra de sucesso lançada, passa a refletir sobre sua vida regada a luxos, prazeres e festas na alta sociedade romana, além dos caminhos que seguiu graças aos privilégios de sua fama.

 

Intercalando a rotina de celebrações e a decadência do personagem principal vivido por Toni Servillo, o filme retrata o bloqueio criativo e o sentimento de vazio existencial de Jep, na busca incansável pela “grande beleza” e pela inspiração para mais um grande sucesso.

 

Vencedor do Oscar e do Globo de Ouro como Melhor Filme Estrangeiro, A Grande Beleza é uma obra do cineasta Paolo Sorrentino de traz muito da tradição do cinema italiano, eternizada por grandes nomes como Federico Fellini e Roberto Rossellini. Fala sobre a relação entre a vida e a arte, ao mesmo tempo que coloca em reflexão a moral e a ética da sociedade.

 

Dois papas

 

A abdicação do Papa Bento XVI, em 2013, pegou o mundo de surpresa e o que teria levado à sua renúncia é motivo de especulações até hoje. Mas no longa- metragem Dois Papas, dirigido pelo brasileiro Fernando Meirelles, é possível entender alguns fatos, inspirados na realidade e misturados com ficção e liberdade artística, que antecederam a decisão de Bento XVI pela abdicação.

 

O filme mostra o encontro e o confronto de ideais do agora ex-papa e aquele que seria seu sucessor Papa Francisco, o cardeal Jorge Mario Bergoglio. Uma conversa fictícia sobre diferentes concepções de mundo e do futuro do catolicismo.

 

Não bastasse a história tocante dos dois papas, o filme é uma obra prima estrelada pelos veteranos do cinema Anthony Hopkins e Jonathan Pryce, com atuações espetaculares que renderam indicações de Melhor Ator e Melhor Ator Coadjuvante, além da indicação de Melhor Filme, todos das premiações do Oscar e do Globo de Ouro de 2020.

 

Anjos e Demônios e Inferno, sequências de O Código Da Vinci

 

Diversas paisagens europeias já foram retratadas nas obras do escritor Dan Brown e nos filmes que contam os mistérios e as aventuras vividas pelo professor Robert Langdon.

 

Em O Código Da Vinci, lançado em 2006, somos levados pela trama de uma investigação que começa com um assassinato no museu do Louvre, em Paris, e se desenrola em um mistério muito maior envolvendo especulações sobre a história do Cristianismo.

 

Nas sequências Anjos e Demônios (2009) e Inferno (2016), Tom Hanks retorna como Robert Langdon na investigação de novos mistérios, em meio a conspirações e sociedades secretas, tendo Roma, Veneza e Florença como cenário principal.

 

Vale a pena conferir os filmes e ler os livros para entender toda a teia de teorias criadas por Dan Brown, escritor que foi centro de polêmicas sobre suas obras, ao mesmo tempo que conquistou uma legião de fãs.

 

Gostou da lista? Conhece outros filmes que têm a Itália como paisagem principal? Deixe seu comentário abaixo e ajude outros leitores a descobrir novos cenários italianos que todo mundo precisa conhecer.

 

E se você se interessa por esse assunto, continue acompanhando o nosso blog e siga-me nas redes sociais.

 

Conheça o meu canal no  

Me siga no  e no  

 

Daiane Marangoni

 

Daiane Marangoni é advogada ítalo-brasileira.

Atua em processos judiciais de cidadania italiana em Roma desde 2012.