Educação na Itália: como funciona o sistema de ensino italiano?

 

Se você tem filhos e pretende morar com a família toda na Itália, certamente já pensou em como será a educação das crianças em outro país, tão longe de casa.

 

Idioma e a adaptação dos filhos em uma nova cultura são algumas das principais preocupações que rondam a decisão pela mudança de país, junto com o valor para se estudar na Itália e o direito de descendentes de italianos nascidos no estrangeiro.

 

Sendo assim, vamos explicar neste post como funciona a educação na Itália para tirar dúvidas e tornar essa transição mais tranquila para pais e filhos.

 

Na Itália, educação é um direito e um dever!

Na Itália, as etapas escolares equivalentes à Educação Básica no Brasil são obrigatórias. E sendo um direito e um dever, a Itália provê o ensino gratuito para garantir a educação de crianças e adolescentes, até o momento de seguir um caminho para uma profissão.

 

O direito ao ensino público e gratuito não se estende apenas aos cidadãos italianos. Estrangeiros sem cidadania italiana, com ou sem regularidade no país, devem manter seus filhos na escola. O não cumprimento pode acarretar em visita da polícia na residência da família e em pagamento de multa.

 

Não há qualquer distinção entre crianças descendentes de italianos ou estrangeiras. Todas têm acesso aos mesmos métodos de ensino e às mesmas oportunidades no ambiente escolar.

 

 

Diferenças entre o sistema educacional brasileiro e o italiano

Fazer comparações entre o funcionamento da Educação no Brasil e na Itália é inevitável, afinal, escolher mudar de país envolve questões complexas e de uma perspectiva ampla sobre o futuro de toda a família.

 

A educação dos filhos pode ser um fator muito importante e de grande impacto nessa decisão.

 

Há, sim, algumas diferenças entre o sistema de ensino italiano e o brasileiro. Um deles é a divisão das “séries” escolares, da qual falaremos a seguir. Na Itália, os alunos estudam por mais tempo, finalizando o que seria o nosso Ensino Médio por volta dos 19 anos.

 

Percebe-se também que, assim como a saúde na Itália, não é tão comum que se opte direto pela escola particular. Essa escolha é exclusiva dos pais. Apesar de não ser perfeito em todos os aspectos, não há dúvidas de que o ensino público italiano é de ótima qualidade.

 

Ainda assim, há algumas escolas privadas que oferecem diferenciais, como as Escolas Internacionais — caríssimas, por sinal. Há também escolas para estudantes com algum tipo de desafio para o aprendizado, mas em geral essa “separação” não é tão comum.

 

No Brasil, sabemos bem que, apesar de termos escolas públicas boas, com professores dedicados, essa não é a realidade em todos os cantos e interiores do país. Falta investimento e valorização dos profissionais da Educação, ou seja, muito o que melhorar no que deveria ser direito humano básico dos brasileiros.

 

Assim como no Servizio Sanitario Nazionale (SSN), a Educação na Itália possui uma taxa que varia de acordo com a renda familiar, podendo haver isenção para famílias de baixa renda. No Brasil essas taxas são pagas em forma de impostos, de diversas formas.

Podemos apontar outras diferenças entre os dois sistemas de ensino, como as matérias de cada fase escolar e como acontece a transição para o Ensino Superior. Continue a leitura para saber mais!

 

 

 

Como funciona o sistema de ensino na Itália?

Similar ao Brasil, onde o período escolar é dividido em níveis e séries ou anos, o sistema de ensino italiano também é organizado no chamado Percorsi de Studio e Formazione da seguinte forma:

 

  • Nido d’Infanzia
  • Scuola dell’Infanzia
  • Scuola Primaria
  • Scuola Secondaria di Primo Grado
  • Scuola Secondaria di Secondo Grado
  • Università

 

Nido d’Infanzia e Scuola dell’Infanzia

Desde os três meses de vida até os três anos de idade, o bebê pode ser colocado no Nido d’Infanzia ou asilo nido ou ainda, a creche. Será seu primeiro contato com um ambiente de aprendizados e descobertas.

 

A creche não é uma etapa obrigatória do período de ensino e formação na Itália, mas pais que precisam trabalhar e não tem com quem deixar seus filhos, podem optar pelo asilo nido, que desde 2015 faz parte do Sistema integrato di educazione e di istruzione dalla nascita ai sei anni.

 

O Sistema integrado de educação e instrução do nascimento aos seis anos vem de uma recomendação da Comissão Europeia e tem como objetivo zelar pelo direito ao cuidado e à educação desde o nascimento, reduzindo desigualdades e proporcionando a todas as crianças o mesmo serviço de qualidade para integração social e aprendizado, para que todas tenham as mesmas oportunidades no futuro.

 

Com a lei de 2015 e o decreto de 2017, a creche, que antes era de responsabilidade dos municípios e dos programas de assistência social, passou a ser parte da área de Educação do governo em geral. Assim, o Nido d’Infanzia agora integra o Servizi per la prima infanzia, que envolve não só a creche como outras atividades e modalidades específicas para o desenvolvimento da criança nos primeiros anos de vida.

 

Além da creche, o Jardim de Infância ou Scuola dell’Infanzia também é parte do Sistema Integrato "Zerosei".

Equivalente à pré-escola do Brasil, também não é obrigatória no percurso escolar, mas dá continuidade ao desenvolvimento intelectual e sensorial da criança iniciado no asilo nido e a prepara para iniciar na próxima etapa de ensino e formação.

 

Scuola Primaria

Dos seis aos 11 anos, é obrigatório que as crianças frequentem a Escola Primária, equivalente aos primeiros anos do Ensino Fundamental das escolas brasileiras. São cinco anos de estudos em turmas que variam entre 15 e 25 alunos.

 

A grade curricular da Scuola Primaria abrange as disciplinas comuns como Língua Italiana e Matemática e disciplinas mais criativas.

 

  • Italiano
  • Língua inglesa (a primeira língua estrangeira do percurso escolar)
  • História
  • Geografia
  • Matemática
  • Ciências
  • Música
  • Arte e Imagem
  • Educação Física
  • Tecnologia
  • Educação Cívica

 

De acordo com o Ministero dell’Istruzione, o objetivo desse primeiro ciclo é “a aquisição de conhecimentos e competências fundamentais para o desenvolvimento de competências culturais básicas na perspetiva do pleno desenvolvimento da pessoa” e visa a aquisição da aprendizagem básica como primeiro exercício dos direitos constitucionais.

 

Ao final do Escola Primária, os estudantes recebem uma espécie de certificado de conclusão.

 

Scuola Secondaria di Primo Grado

A Scuola Secondaria di Primo Grado é a continuação do primeiro ciclo de educação. Tem duração de três anos, a partir dos 11 anos de idade do estudante, e inclui as mesmas disciplinas da Scuola Primaria, com a adição de mais um idioma da União Europeia e da continuação dos estudos de Cidadania e Constituição.

 

Ambas as etapas do primeiro ciclo disponibilizam o Ensino Religioso como disciplina não obrigatória. Os estudantes que não tem interesse em cursá-la podem optar por outra disciplina eletiva da grade, pelo estudo monitorado ou ir embora antes do horário, se for o caso.

 

Ao final, a partir da aprovação em um exame, os estudantes podem seguir para a próxima etapa: o segundo ciclo.

 

 

Scuola Secondaria di Secondo Grado

A partir dos 14 anos de idade, os estudantes iniciam a Scuola Secondaria di Secondo Grado, ou Scuola Superiore, etapa em que a formação se encaminha para a escolha profissional. É parecido com o Ensino Médio brasileiro, mas já direcionando o estudante para sua formação profissional

 

Ao todo, a Escola Secundária II tem duração de cinco anos, ou seja, o aluno finaliza a etapa por volta dos 19 anos. Os dois primeiros anos, referentes ao Ensino Médio, ainda são obrigatórios.

 

Na Scuola Secondaria di Secondo Grado o estudante já escolhe qual caminho deseja seguir profissionalmente. Sim, parece ser uma decisão muito importante para tomar ainda na adolescência, mas há a liberdade de mudar de ideia. Lembre-se que estamos falando de Educação Básica, ou seja, oferecida gratuitamente pelo governo italiano.

 

É nessa fase que o estudante seleciona as disciplinas relativas à área de atuação que deseja seguir. Se ele deseja entrar para a Università, deve cursar um dos Licei dentro da área que ele pretende estudar. Mas se optar por uma formação que o insira direto no mercado de trabalho após a conclusão da Escola Secundária II, o caminho a escolher é o dos Istituti Tecnici ou Professionali.

 

Estudar em um novo idioma

Já vimos que a educação pública da Itália é um serviço de qualidade, mas se você tem dúvida sobre a adaptação das crianças nas escolas italianas, saiba que a diversidade de nacionalidades é respeitada e acolhida.

 

Quando a criança não fala o italiano e já passou da fase de alfabetização, pode ser que ela tenha dificuldades de adaptação com o novo idioma. Nesse caso, tanto os pais quanto a própria escola podem solicitar um professor “tutor” que vai auxiliar o estudante no aprendizado da Língua Italiana e da cultura do país. É muito comum que esse tutor seja falante da língua do estudante, o que facilita ainda mais o desenvolvimento da criança.

 

Sem dúvidas são muitas as mudanças e diferenças entre ser estudante do Brasil e na Itália. Mas com acolhimento e buscando saber todas as oportunidades para tornar essa transição mais tranquila, pode ser uma experiência excelente para toda a família.

 

**

 

Gostou do que leu?

 

Fique à vontade para deixar sua pergunta ou sugestão de mais conteúdos nos comentários. E se você se interessa por esse assunto, continue acompanhando o nosso blog e siga-me nas redes sociais.

 

Conheça o meu canal no  

Me siga no  e no  

 

Daiane Marangoni

 

Daiane Marangoni é advogada ítalo-brasileira.

Atua em processos judiciais de cidadania italiana em Roma desde 2012.