Como conseguir informações e documentos do antepassado italiano para o processo de cidadania?

 

 

Encontrar os documentos do antenato italiano dante causa talvez seja uma das partes mais trabalhosas do processo de reconhecimento da cidadania italiana. Como se trata de uma documentação muito antiga, não é muito comum que se tenha tudo guardadinho em uma gaveta.

 

Por isso, listamos os principais acervos digitais e outras fontes que vão ajudar muito na sua saga pela montagem do seu dossiê para a cidadania italiana.

 

Este post é uma continuação de outro conteúdo, onde explicamos Como encontrar os antepassados italianos. Agora, é a vez de conferir as dicas para encontrar os documentos desse antepassado italiano. Vamos lá?

 

Documentação do antenato necessária para o processo de cidadania italiana

Antes de partir para nossa lista de acervos, vamos relembrar aqui quais são os documentos do antenato italiano que você vai precisar resgatar para o seu processo de cidadania:

 

  • Certidão de nascimento (ou batismo, se não houver o registro civil), original e em papel;
  • Certidão Negativa de Naturalização (CNN)*;
  • Certidão de casamento e de óbito em inteiro teor*.

 

A lista de documentos não é longa, mas encontrá-los já é outra história. Primeiro que, para ir atrás desses documentos, você precisa entender o que está procurando.

 

Por exemplo, você sabe onde está a certidão de nascimento do seu antenato? Sabe por qual livro de registros iniciaria essa busca ou se ele sequer tem uma certidão de nascimento?

 

Para conseguir os documentos do nosso “Mario Rossi”, é preciso saber algumas informações sobre ele, como a data de nascimento, onde nasceu, seu nome correto e ter a certeza de que aquele Mario Rossi que saiu da Itália em determinada data é realmente o antepassado italiano que originou sua família.

 

Se você ainda não tem essas informações, veja agora onde encontrar as pistas que vão te ajudar a juntar toda a documentação do seu antenato italiano.

 

 

Correndo atrás da documentação do seu antepassado italiano

Não existe um mapa do tesouro que mostre todo o passo a passo para você ter acesso aos documentos do seu antenato italiano dante causa, até porque cada família tem uma origem e uma história diferente.

 

No entanto, há como encontrar algumas pistas que remontam essa história familiar e, consequentemente, descrevam os fatos relacionados ao antenato que serão úteis na busca pelas certidões necessárias.

 

O primeiro passo sempre será conversar com os familiares e montar sua árvore genealógica, até para ter a certeza de que há a possibilidade da transmissão da cidadania italiana.

 

E enquanto os mais velhos podem dar informações valiosas sobre seus parentes antigos, os familiares jovens mais distantes podem já possuir as informações e os documentos que você está procurando. Contate-os!

 

Se não conseguiu informações suficientes ou sente que pode se aprofundar ainda mais, é agora de procurar ferramentas para isso. O mais interessante é que essa busca pode iniciar pelo mundo mágico da internet e da disponibilização de acervos oficiais digitalizados.

 

Atenção! Nenhum dos sites que mencionaremos abaixo emitem as certidões necessárias para o processo de cidadania italiana. Eles são ferramentas de busca e cruzamento de informações.

 

Lembre-se: certidões de nascimento e batismo sempre originais e em papel. Certidões de casamento, divórcio e óbito sempre em inteiro teor,  também emitidas em papel.

 

Agora, sim! Veja abaixo como encontrar as informações e as documentações do seu antenato italiano:

 

 

Explorando ferramentas de pesquisa genealógica

Um dos locais mais utilizados para resgatar a história familiar é também uma ótima fonte para saber onde estão os documentos do seu antepassado italiano. Sites como FamilySearch e MyHeritage dispõem de bancos de dados gigantescos, com bilhões de perfis cadastrados.

 

Como passo a passo para reunir os documentos necessários para a cidadania italiana começa na montagem da árvore genealógica, você pode encontrar familiares distantes que já estão com o processo em andamento a partir do mesmo antepassado italiano.

 

Além da troca de experiência e da conexão familiar, pode ser que esse parente já tenha alguma documentação que você precisa ou saiba de informações que serão de grande ajuda na sua pesquisa.

 

É muito comum nos sites de árvore genealógica que as pessoas postem fotos de família ou de documentos que registrem alguma pista encontrada, como as páginas de livros com lista de desembarque dos navios de imigrantes.

 

Outra boa notícia é que alguns sites de pesquisa genealógica tem parcerias com o governo italiano e outras fontes de dados oficiais na missão de digitalizar e disponibilizar o acesso à documentos de italianos nascidos em séculos passados.

 

Consultando acervos digitais sobre a imigração de italianos

Outra forma de obter informações necessárias para encontrar os documentos do antenato italiano é pesquisar nos arquivos relacionados à imigração, como lista de desembarque e registros de entrada no Brasil ou em países que receberam italianos, principalmente na segunda metade do século XIX.

 

A principal fonte sobre a chegada de imigrantes italianos no Brasil é o Arquivo Nacional, portal do governo federal onde é possível consultar informações da Entrada de Estrangeiros no Brasil.

 

Se o nome do seu antenato estiver nessa lista, será possível encontrar informações valiosas como data de nascimento, estado civil, cidade de origem e navio onde ele foi passageiro.

 

Com isso já conseguimos cruzar informações com registros de embarque na Itália e saber em qual comune procurar a certidão de nascimento ou batismo do antenato italiano.

 

Se o seu antepassado italiano não desembarcou diretamente no Brasil, sites como AltreItaly e Liberty contém informações de chegada de italianos nos Estados Unidos e Argentina.

 

Outra alternativa é localizar informações sobre o embarque na Itália pelo site do Centro Internazionale Studi Emigrazione Italiana (CISEI), que contém um banco de dados sobre os italianos que embarcaram em navios rumo ao Brasil, Argentina, Estados Unidos, Canadá e Austrália.

 

Acessando registros civis italianos digitalizados

Como dito anteriormente, quando se sabe ou se tem uma noção do local de nascimento ou casamento do antenato italiano é possível ir direto ao ponto e buscar pelas certidões na comune correta.

 

Mas para ter ainda mais certeza de que essas certidões estão arquivadas em tal local, há a facilidade de consultar esses registros civis italianos on-line, graças a um esforço de diversas frentes para a digitalização desses documentos, que são de interesse de milhões de descendentes.

 

No portal Antenati, essa busca por certidões é feita a partir de dados como ano de nascimento, nome e/ou sobrenome do italiano e a cidade onde foi emitido o registro. Precisa saber filtrar bem a busca e ter paciência para decifrar algumas palavras ilegíveis. Também não é certeza que irá encontrar o que procura, mas não custa tentar, né?

 

Vale lembrar novamente que as ferramentas listadas até aqui são portais on-line para consulta e que não é possível emitir as certidões encontradas nesses bancos de dados e acervos. Continue a leitura e entenda!

 

 

Como obter os documentos do antenato italiano

Agora que você já sabe onde encontrar os documentos do seu antepassado italiano, chegou a hora de obtê-los de fato. Confira:

 

Emitindo certidões italianas

Para obter a certidão de nascimento e casamento do seu antenato italiano dante causa, entre em contato com o comune (prefeitura) e solicite as vias originais e em papel das certidões de nascimento (Estratto dell’atto di nascita) e de casamento (Estratto dell’atto di matrimonio), caso este tenha ocorrido na Itália.

Caso seu antenato tenha nascido antes de 1870, ano em que o registro civil se tornou obrigatório nas prefeituras, a certidão de nascimento não constará nos arquivos do Ufficio dello Stato Civile. Se é a sua situação, o caminho é entrar em contato com a paróquia responsável e solicitar a certidão de batismo original emitida, com reconhecimento da assinatura do pároco por parte da Cúria Episcopal competente.

 

Emitindo certidões brasileiras

Não esqueça dos registros civis emitidos no Brasil! Certidão de óbito é um dos documentos necessários para o processo de cidadania e que provavelmente você encontrará por aqui mesmo.

 

Se você não tem ideia onde seu antenato italiano faleceu e foi enterrado, comece a investigar na cidade onde ele e os filhos viveram. Ah! E não custa nada insistir na memória de avós e bisavós por mais informações...

 

Descobrindo a cidade do óbito, vá até o Cartório de Registros Civis e solicite a certidão de óbito de inteiro teor, aquela mais completa que a certidão tradicional.

 

Se o antenato italiano casou no Brasil, o mesmo deve ser feito para a obtenção da certidão de casamento.

 

E a Certidão Negativa de Naturalização?

A Certidão Negativa de Naturalização é um documento que vai comprovar que o antenato italiano não se naturalizou brasileiro ao imigrar da Itália. É emitido via Ministério da Justiça brasileiro e deve constar todas as variações de informações dos registros civis do antenato, como mudança da escrita de nome ou sobrenome.

 

Aqui no Blog tem um post especial sobre o assunto, ensinando como emitir a CNN do jeito correto. Confira!

 

**

 

Viu só como muito da sua pesquisa pode ser resolvida com o poder da internet e dos bancos de dados abertos? Saber explorar cada ferramenta e investigar a fundo a história dos nossos antepassados proporciona muito mais que documentos para o processo de cidadania italiana. Permite reconectar raízes e conhecer mais sobre nós mesmos.

 

Compartilhe esse post com quem precisa saber! E se você gostou desse conteúdo, continue acompanhando o blog, inscreva-se em nosso canal no Youtube e siga-me nas redes sociais para mais informação e conteúdos.

 

Conheça o meu canal no  

Me siga no  e no  

 

Daiane Marangoni

 

Daiane Marangoni é advogada ítalo-brasileira.

Atua em processos judiciais de cidadania italiana em Roma desde 2012.