Como fazer o “permesso di soggiorno in attesa della cittadinanza italiana”?


Vamos imaginar a seguinte situação, você decide ir à Itália pessoalmente fazer o seu pedido de reconhecimento da cidadania pela via administrativa para tentar agilizar o procedimento.


Como sabemos, hoje em dia, o procedimento administrativo de reconhecimento da cidadania pelos consultados tem demorado 05, 10 ou até 12 anos! Já pessoalmente esse processo pode ser resolvido num prazo médio de 3 a 5 meses.


Voltando ao nosso caso, você efetuou o pedido de reconhecimento da sua cidadania italiana no Comune escolhido, mas já está para expirar o prazo de 90 dias do visto de turismo e nada do seu processo terminar!


O que fazer nesse caso?


Você certamente vai precisar de um visto para continuar aguardando a conclusão do seu processo legalmente na Itália. Esse visto se chama “permesso di soggiorno in attesa della cittadinanza”.


Permesso di soggiorno in attesa della cittadinanza


É importante que você solicite o seu permesso antes do vencimento do seu visto de turista para que não fique ilegal no país.


  • Como fazer essa solicitação?


Nas agências habilitadas da Poste Italiane (Correios da Itália) você obtém o kit amarelo contendo o formulário que deverá ser preenchido com os dados exigidos.


Importante:


  • Você deve fazer o preenchimento do módulo 1 deste kit (ele contém 08 páginas)


  • É necessário anexar os seguintes documentos:
  • Cópia de todas as páginas do Passaporte brasileiro;


  • Marca da bollo de 16 euros. Se trata de uma espécie de taxa paga em forma de selo e que deverá ser colado na primeira folha do Módulo 01 do formulário;


  • Declaração do Comune de que seu processo está em andamento (pode ser uma cópia do pedido atestando que você está fazendo a prática de cidadania). Você deve solicitar essa declaração ao Oficial do Comune onde está fazendo o seu processo de cidadania.


Importante: O envelope deverá ser entregue ao funcionário da Posta ainda aberto, para que ele possa checar o pedido. O próprio funcionário vai emitir um agendamento para você comparecer na policia de imigração para fazer o permesso di soggiorno.


Faça uma cópia desse agendamento e leve sempre com você para que seja apresentado junto com o seu passaporte brasileiro caso você seja parado por uma autoridade policial.


É esse agendamento que comprova q ue você fez o pedido de permesso di soggiorno e está apenas aguardando para comparecer na polícia e concluir o procedimento.


No geral, se prepare para gastar cerca de € 117,00 Euros.


Como acompanhar meu procedimento?


Com os dados de ricevuta e assicurata é possível conferir o andamento do seu processo.


Isso é feito através do site http://questure.poliziadistato.it/stranieri/.


Com os dados em mãos basta inseri-los no site e acompanhar o andamento do seu processo.


Você está fazendo o seu processo de cidadania? Então me segue nas redes para obter dicas exclusivas sobre cidadania italiana!


Tem dúvidas sobre esse tema? Escreve ela aqui nos comentários. E se você se interessa por esse assunto, me segue nas redes!

Conheça o meu canal no  

Me siga no ​​​​​​​ e no ​​​​​​​ 


Daiane Marangoni


Daiane Marangoni é advogada ítalo-brasileira.

Atua em processos judiciais de cidadania italiana em Roma desde 2012.